Como funciona?

No lado direito do blogue encontra-se uma lista de palavras-chave ("ETIQUETAS"). Clicando numa, abrirá todos os tópicos relacionados. Para pesquisar por temáticas gerais do programa de HGP, sugere-se etiquetas que começam por til, que se encontram no final da lista (~A1- Ambiente natural e primeiros povos) ou no ÍNDICE.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Bloqueio Continental

          Após a vitória dos revolucionários franceses, os reis absolutos da Europa sentiram o seu poder ameaçado. Alguns deles uniram-se e declararam guerra à França. Depois de vários anos de luta, foram derrotados, em grande parte, devido à acção do general Napoleão Bonaparte, comandante das tropas francesas, que se coroou Imperador, na presença do Papa. A França passou, então, a dominar quase toda a Europa Continental. Só a Grã-Bretanha continuava a oferecer resistência. Para a isolar e destruir o seu comércio, Napoleão ordenou aos países europeus que fechassem os seus portos aos navios ingleses. Esta medida, tomada em 1806, ficou conhecida por Bloqueio Continental.

A situação da Europa em 1811. As cores indicam (do azul escuro ao claro) os países:
- Membros do Império
- Satélites
- Os que aplicam o bloqueio

Fonte

*****

bloqueio

          O Bloqueio Continental.

          A linha azul delimita as zonas da Europa que aderiram a este bloqueio. Como se pode observar, Portugal não acatou a ordem de Napoleão, o que conduziu às Invasões Francesas.

Sem comentários: